sexta-feira, 26 de julho de 2013

Estudo é feito para tornar ABS item obrigatório nas motocicletas



O material foi produzido pelo centro de pesquisas Cesvi Brasil
O Cesvi Brasil, Centro de Experimentação e Segurança Viária, preparou um estudo para saber a oferta de ABS em motocicletas produzidas ou montadas no Brasil. O mapeamento envolveu 38 fabricantes, 199 modelos e 357 versões.

Segundo o levantamento, apenas 17% das motos têm o ABS como item de série. A oferta acontece a partir de modelos cuja motorização é superior a 250 cm³, que representa cerca de 15% das vendas de motos no Brasil – a grande maioria dos brasileiros adquire modelos de até 150 cm³. Ainda de acordo com a análise da entidade, 74% das motocicletas ofertadas no país não possuem o dispositivo de segurança e 7% dos modelos tem o ABS como opcional.

O preço médio do ABS entre as motos que possuem o item como opcional é R$ 2 700. A título de comparação, nos carros, hoje, a diferença é de aproximadamente R$ 1 500. Por lei, a partir de janeiro de 2014, todos os automóveis produzidos no Brasil deverão sair com ABS de série. “Esse mesmo mapeamento foi feito com os carros anos atrás e os desdobramentos aconteceram. A expectativa é a mesma agora com as motos. Quando repassamos a informação, a sociedade passa a ser um agente de mudança”, prevê Almir Fernandes da Costa, diretor do Cesvi Brasil.

Os benefícios do ABS já são conhecidos. A motocicleta fica mais estável; diminui-se a distância de parada mesmo em condições ruins do solo; e aumenta o conforto e a segurança do piloto.




Fonte:  Motociclismo Terra

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | GreenGeeks Review