quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Nova Suzuki Bandit 1250 2012

Com um aumento de aproximadamente R$ 6 mil, a naked japonesa é equipada com motor de 1255 cm³ e recebe um tapa no visual


Sem grandes alterações desde 2009 no Brasil, a Suzuki Bandit 1250 recebeu algumas mudanças para a linha 2012, o que resultou também no aumento de seu preço. Diferentemente dos modelos anteriores, a linha 2012 recebeu novas linhas e um novo farol dianteiro.


Com um motor tetracilíndrico em linha DOHC de 16 válvulas e 1255 cilindradas, que atinge um torque de 11,01 kgfm a 3 700 rpm, a naked japonesa promete um tom agressivo de pilotagem.


De acordo com a marca, os pistões, em alumínio forjado, dentro de um cilindro em liga de alumínio, são tratados com o sistema SCEM (Suzuki Composite Electrochemical Material), que propicia dureza e durabilidade, além de baixo atrito entre pistão e cilindro. A embreagem de acionamento hidráulico e transmissão de seis marchas permitem que a Bandit possa ser útil tanto no cenário urbano quanto nas rodovias.


Porém, as mudanças são mais na questão estética. O painel, que antes contava com conta-giros e velocímetro redondos, ganhou novo display e mesclou linhas quadradas e redondas, com relógio, medidor de combustível, velocímetro e indicadores em led. Além disso, os espelhos retrovisores receberam a mesma tendência das linhas arredondadas.


O preço também sofreu alteração. De R$ 29 990 (preço cotado para o comparativo da edição nº 167 da Revista MOTOCICLISMO, de Novembro), a Bandit 1250 passou a custar R$ 35 900 em sua versão 2012.

Redação Motociclismo / Lucas Ganemian
Fonte: motociclismoterra.com.br


terça-feira, 29 de novembro de 2011

7º Encontro Internacional de Motos Motoclube Capetas da Serra - Nova Petrópolis - RS

7º Encontro Internacional de Motos Motoclube Capetas da Serra

20, 21 e 22 de Janeiro de 2012 na Praça das Flores em Nova Petrópolis - Serra Gaúcha - Brasil


Clique na imagem para ampliar
Exibir mapa ampliado

Maiores informações:
(54) 9997 6021 (54) 9105 6400
http://www.capetasdaserra.com.br/

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A MOTO DO ANO 2012 – A era da tecnologia - Revista Duas Rodas

AS MELHORES MOTOS DO PAÍS NO MAIOR COMPARATIVO DO MUNDO... MOTO DO ANO 2012, 45 MOTOS, 10 ESTILOS...SPORT, NAKED, CUSTOM, BIG TRAIL, SCOOTER...

O Rabo Duro Brothers Road, vai disponibilizar todos os testes realizados para eleição da moto do ano, separados pro categorias, de Sport a Scooter.

A primeira categoria, também foi a vencedora do prêmio moto do ano que elegeu a Honda VFR 1200F como a  Moto do Ano!

O maior comparativo do mundo cresceu e 45 motos finalistas disputaram o prêmio Moto do Ano 2012.

As vendas de motos ultrapassarão este ano a marca de 2 milhões de unidades. Duas Rodas, pioneira no segmento e organizadora do prêmio Moto do Ano também tem se superado a cada ano para apresentar a você, leitor, o resultado mais fiel desde concurso, e apontar de fato qual moto merece o título em cada categoria.

E para acompanhar esse ritmo de crescimento do mercado, o Moto do Ano passou por mudanças que incluíram mais motos nas categorias avaliadas. Além de concorrerem os lançamentos ou motos que tenham recebido mudanças significativas no último período de 12 meses até a data dos testes por nosso jurados, também participaram da disputa detentoras do título da última edição do Moto do Ano e as mais vendidas em cada segmento, segundo os dados da Fenabrave. No total, foram 45 moto em 10 categorias.

Convidamos, dez profissionais especializados que aceleraram durante dois dias inteiros no circuito do ECPA, em Piracicaba (SP), para avaliar através dos quesitos, design, motor, suspensões, conforto, freios e manobrabilidade qual é a Moto do Ano. Nesta edição a tecnologia falou mais alto e a Honda VFR 1200F, equipada com o inédito câmbio automático de 6 marchas, motor V4 de 1200 cc e freios ABS recebeu as maiores notas e tornou-se a vencedora do Moto do Ano 2012.

Os jurados que participaram do concurso Moto do Ano 2012 foram:

- Josias Silveira – Revista Duas Rodas
- Leandro Mello – Programa Auto Esporte
- Teo Mascarenhas – Jornal Estado de Minas
- Roberto Dutra – Jornal O Globo
- Renato Gava – Jornal Zero Hora
- Aldo Tizzani – Agência de Notícias INFOMOTO
- Fausto Macieira – Canal Sportv
- Celso Miranda – Canal Bandsports
- João Mendes – TV Bandeirantes
- Suzane Carvalho – Portal UOL e site Cars

MOTO DO ANO Sport Touring 2012Unir esportividade e conforto sempre foi um desafio para as fabricantes de motos. E entre todas as categorias do Moto do Ano, a Sport Touring foi a que teve a maior diversidade de motos. Com motores de 2, 4, e 6 cilindros e preços diferentes, os jurados tiveram a difícil missão de avaliar a simplicidade mecânica da KTM 990 SM-T, a sofisticada eletrônica da BMW K 1600GT e a tecnologia inovadora da Honda VFR 1200F que, após uma disputada acirrada superou as rivais. Ela também foi a moto de maior média final entre todas as categorias e recebeu o Título de Moto do Ano 2011.


Honda VFR 1200F - Vencedora


Tudo começou no Mundial de Motovelocidade quando a Honda desenvolveu um câmbio com sistema de embreagem dupla (uma para as marchas pares outra para as marchas ímpares) que matem as engrenagens sempre girando para acelerar as trocas de marcha. Em 3ª marcha, por exemplo, 2ª e 4ª já estão em movimento para agilizar a próxima troca.

O segundo passo, e este sim desenvolvido especialmente para a Honda VFR 1200F, foi aplicar um sistema hidráulico para realizar as trocas de marchas e um avançado gerenciamento eletrônico capaz de ajustar a rotação do motor, sobretudo nas reduções, evitando trancos e permitindo uma utilização mais esportiva.

O resultado foi um moto que não possui pedal de câmbio nem manete de embreagem, mas que consegue ser tão divertida quanto motos de câmbio manual. O moto Drive permite trocas de marcha em rotações baixas, e o moto Sport aproveita toda a potência do motor em cada marcha. As teclas “+” e “-“ são utilizadas quando o piloto quer comandar as mudanças.

Em utilização esportiva o câmbio permite que fortes reduções sejam feitas sem que a roda traseira trave. Os Freios C-ABS também têm importante função por trabalhar em conjunto com o câmbio e manter a moto sempre nos trilhos, mesmo em fortes reduções com a moto inclinada.

O motor é poderoso, trata-se de um 4 cilindros em V de 1.236,7 cc com 4 válvulas por cilindro, refrigeração líquida e injeção eletrônica que desenvolve 172,7 cv a 10.000 rpm. A potência é suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e ultrapassar os 250 km/h.

A posição de pilotagem é ligeiramente esportiva devido às pedaleiras recuadas, mas os semiguidões mantém os punhos em numa posição elevada e não projetam o corpo do piloto para a frente em demasia. Sua carenagem proporciona proteção contra o vento suficiente para que o piloto não tenha que se abaixar. O tanque  com capacidade para 18,5 litros gera uma autonomia de até 285 km, levando em consideração o consumo médio de 14,4 km/litro. A vencedora do Moto do Ano obteve as maiores notas para freios, motor e design. O preço sugerido da Honda VFR 1200F é R$ 69.900

Ficha Técnica

Motor: 1.236,7 cc, 4 CILINDROS, 4 VÁLVULAS POR CILINDRO, REFRIGERAÇÃO LIQUIDA
Potência: 172,7 CV a 10.000 RPM
Toque: 13,2 KGF.M A 8.750 RPM
CÂMBIO: 6 MARCHAS (DCT)
PNEUS: 120/70-17 (DIANTEIRO) E 190/55-17 (TRASEIRO)
FREIOS: 2 DISCOS DE 320 MM COM PINÇA DE 6 PISTÕES NA DIANTEIRA E DISCO DE 276MM COM PINÇA DE 2 PISTÕES NA TRASEIRA
PESO: 264 KG (SECO)

BMW K 1600 GT


No projeto da K 1600 GT a BMW recorreu à tecnologia utilizada em seus automóveis para desenvolver um motor compacto de 6 cilindros. Com finas camadas de metal entre os cilindros, o motor da K 1600 GT é apenas 5 cm mais largo que o motor da 1300 de 4 cilindros da marca. Possui 4 válvulas por cilindro, refrigeração líquida e injeção eletrônica, desenvolve 160 cv de potência a 7.750 rpm e torque de 17,85 kgf.m a 5.250 rpm.

A grande virtude desde motor está no torque em baixíssimas rotações. É possível rodas a menos 40 km/h em 6ª marcha que o motor se encarrega de acelerar com saúde e sem provocar solavancos ou vibrações. Controle de tração e três modos de entrega de potência estão disponíveis na K 1600 GT para tornar as retomadas mais amenas e aumentar a segurança na chuva, quando for o caso.

Seus 295 km, a seco, parecem menos graças à distribuição equilibrada de peso e à posição de inclinada do motor, que contrubui para o baixo centro de gravidade. A posição de pilotagem e o banco largo e macio fazem da K 1600 GT uma das motos mais confortáveis já produzidas. Mas o piloto ainda conta com requintes que aumentam o conforto, como para-brisa com elétrico e aquecimento para os bancos e manoplas.

O pacote eletrônico também conta com piloto automático, ajuste eletrônico de suspensões, freios ABS e computador de bordo, que indica no painel de LCD informações como consumos médio e instantâneo, autonomia restante e pressão dos pneus. As notas da K 1600 GT foram altas em todos os quesitos, com destaque para conforto, que teve a maior nota entre todas as motos que disputaram o Moto do Ano em todas as categorias, 9,9. O preço sugerido pela BMW é 99,500.

FICHA TÉCNICA

MOTOR: 1.649 CC, 6 CILINDROS, 4 VÁLVULAS POR CILINDRO, REFRIGERAÇÃO LIQUIDA
POTÊNCIA: 160 CV A 7.750 RPM
TORQUE: 17,85 KGF.M A 5.250 RPM
CÂMBIO: 6 MARCHAS
PNEUS: 120/70-17 (DIANTEIRO) E 190/55-17 (TRASEIRO)
FREIOS: 2 DISCOS DE 320 MM COM PINÇA DE 4 PISTÕES NA DIANTEIRA E DISCO DE 320  MM COM PINÇA DE 2 PISTÕES NA TRASEIRA.
PESO: 319 KG (ORDEM DE MARCHA)

KTM 990 SM-T


Ela não possui qualquer recurso eletrônico ou requintes de luxo. Seus diferencial está na ciclística ágil e divertida por utilizar suspensões de longo curso, herança da alma off-road da marca, com rodas de aro 17 polegadas e um leve quadro do tipo treliça feio em tubos de aço. O peso seco da KTM 990 SM-T é 196 kg.

O motor de 2 cilindros em V e 999 cc, com 4 válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote acionado por corrente, refrigeração líquida e injeção eletrônica, desenvolve 115 cv a 9.000 rpm e torque de 9,89 kgf.m a 7.000 rpm. A herança fora de estrada deste motor, que também equipa a KTM 990 Adventure, lhe confere um comportamento esportivo e áspero a ponto de levantar a roda dianteira em saídas de curva.

A posição de pilotagem é semelhante à de um trail, devido ao guidão largo e alto que mantém os braços afastados e a coluna ereta. Já as pedaleiras são pouco recuadas, e facilitam na hora de levantar do Baco para transpor obstáculos maiores, como buracos e lombadas, o para-brisa alto e o banco em dois níveis aumentam o conforto em longas viagens para o piloto e garupa.

Maletas laterais e bauleto traseiro são opcionais oferecidos pela fabricante que reforçam a proposta touring desta austríaca. Manobrabilidade, motor e freios foram os quesitos mais elogiados pelos jurados na KTM 990 SM-T, que custa R$ 54.900.

FICHA TÉCNICA

MOTOR: 999 CC, 2 CILINDROS, 4 VÁLVULAS POR CILINDRO, REFRIGERAÇÃO LIQUIDA
POTÊNCIA: 115 CV A 9.000 RPM
TORQUE: 9,89 KGF.M A 7.000 RPM
CÂMBIO: 6 MARCHAS
PNEUS: 120/70-17 (DIANTEIRO)NE 180/55-17 (TRASEIRO)
FREIOS: 2 DISCOS DE 305 MM COM PINÇA DE 4 PISTÕES NA DIANTEIRA E DISCO DE 240 MM PINÇA DE 2 PISTÕES NA TRASEIRA
PESO: 196 KG (SECO)


Fonte: Revista Duas Rodas
Digitação: Paulo Rafael

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Nova Kawasaki ER-6 chega à Europa – Kawasaki ER-6 e Ninja 650R mudam seus modelos 2012.



A noticia do lançamento da linha bicilíndrica de 650 cc da Kawasaki com grandes mudanças foi uma surpresa. ER-6 e Ninja 650 receberam até um quadro novo, além de suspensão traseira, mudanças no painel e design. Pode-se dizer que se trata de uma nova moto. O novo quadro de aço utiliza duas traves perimetrais de seções duplas para aumentar a resistência a torções sem aumentar demasiadamente seu peso. Na traseira, o braço oscilante, também feito a partir de duplas seções de aço possui formato assimétrico para dar espaço à ponteira de escapamento, que permanece centralizada sob a moto. Com a mudança do quadro houve uma sutil alteração no ângulo de cáster, que passou de 24,5º para 25º, e o peso em ordem de marcha subiu de 200 kg para 204 kg no caso da ER-6. O sistema de freios ABS também foi atualizado e ficou mais leve, passando do peso de 4 kg para 2 kg.

No motor, as únicas mudanças anunciadas foram a recalibração da injeção eletrônica visando entregar mais torque em baixas e médias rotações. No mais, é o mesmo bicilíndrico com pistões defasados em 180 º, 4 válvulas por cilindro, refrigeração líquida e injeção eletrônica que desenvolve 72,1 cv de potência a 8.500 rpm e 6,7 kgf.m de torque a 7.000 rpm.

O novo painel está maior e proporciona uma leitura mais rápida das informações. O conta-giros passou a ser analógico e o display digital agora oferece – além de informações comuns como hodômetros total e parcial, velocidade e nível de gasolina no tanque – consumos instantâneo e médio, e autonomia restante. Outra mudança facilmente notada é o farol, que manteve o formato vertical, mas com design mais aerodinâmico e triangular. Na Ninja 650R a carenagem frontal adotou formato mais esguio, faróis menores e as laterais têm saídas de ar maiores para otimizar a refrigeração do motor. O tanque acompanha a tendência de estreitamento do restante da moto, recebeu uma aplicação de plástico preto fosco para realçar a esportividade e ganhou mais meio litro de capacidade, passando para 16 litros. As mudanças estéticas se completam com a traseira, que recebeu um novo formato de lanterna, mantendo a iluminação por LEDs.



Embora a Kawasaki tenha apresentado novas cores para o modelo 2011/2012 da ER-6 no Salão Duas Rodas, consultamos a assessoria de imprensa da fabricante, sobre a previsão de lançamento no Brasil, que acenou com a possibilidade de uma transição rápida para os novos modelos, em que as cores novas seriam vendidas nos modelos 2011/2012 e as novas motos estariam disponíveis até início do ano que vêm.


ER-6
























Kawasaki Ninja 650R




















Fonte: Revista Duas Rodas

sábado, 19 de novembro de 2011

MV Agusta Tricruiser: um conceito… para já!




No Salão de Milão – EICMA a área de exposição da MV Agusta estava saturada de novo modelos como a Brutale 675, ou versões de modelos já conhecidos, como as Brutale RR 1090, a F4 R Corsacorta, entre outras. Mas, nem todas as novidades da icónica marca italiana estiveram lado a lado no mesmo local…


Um conjunto de estudantes finalistas do curso de design no Instituto Europeu de Design de Turim, decidiram olhar para o futuro da MV Agusta e criaram a sua visão do que poderá ser uma sport-turismo, ou trail, da marca da família Castiglioni.
Apesar do projecto Tricruiser não ser oficial, os estudantes tiveram um grande apoio da MV na concretização das suas ideias. Para além das devidas autorizações necessárias para utilizarem a imagem da marca, a própria MV Agusta disponibilizou aos estudantes uma das novas supersport F3 675 para servir como ponto de partida para o projecto.


Após um período em que estudaram e analisaram as tradições e designs da MV Agusta, os estudantes apresentaram um modelo que se afasta das linhas criadas por Tamburini, figura há muito ligada à marca de Varese. Para os fãs mais “hardcore” da MV este modelo poderá ser um “sacrilégio” pois não é claramente identificado com a tradição da marca, mas a verdade é que acaba por ter um design bastante agradável.



Apesar de ainda ser considerado como um “projecto interessante” por parte dos responsáveis pela MV Agusta, facto confirmado pela forma “não oficial” como tudo foi concretizado, esta pode ser a confirmação de que a marca está mesmo a pensar em diversificar a sua gama para potencializar o número de clientes e, com isso, garantir a entrada nos tão desejados lucros financeiros.

Há algum tempo que existem rumores que de Varese iremos assistir ao nascimento de uma trail de média ou alta cilindrada, e a Tricruiser concept tem tudo para ser o primeiro passo na concretização desse objectivo.

Quanto a especificações técnicas da MV Agusta Tricruiser Concept o IED não revelou quaisquer pormenores. Sabemos que o motor é o mesmo da F3, um tricilíndrico com 675 cc e quase 130 cv, mas ao nível da ciclística e dos elementos utilizados a Tricruiser continua como um mistério.




Texto: Bruno Gomes  
Fonte: www.motociclismo.pt

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

12º Motovinho em Urussanga - Sc



















































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